O seu veículo é um veículo híbrido. Possui características diferentes dos veículos convencionais. Certifique-se que se familiariza com as características do veículo e utilize-o com cuidado.
O sistema híbrido combina o uso dum motor a gasolina com um motor elétrico (motor de tração) de acordo com as condições de condução, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões do escape.
A ilustração é um exemplo para explicação e pode diferir do veículo real.
Quando parado/durante o arranque
Quando para o veículo o motor a gasolina deixa de funcionar*. Durante o arranque o motor elétrico (motor de tração) conduz o veículo. A baixas velocidades ou numa descida com pouca inclinação, o motor a gasolina deixa de funcionar* e é utilizado o motor elétrico (motor de tração).
Quando a alavanca de velocidades está em N, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) não carrega. Quando o veículo estiver parado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P.
Da mesma forma, mesmo em condições de tráfego intenso, conduza o veículo em D ou B.
*: Quando a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) requer carga ou quando o motor está a aquecer, etc., o motor a gasolina não para automaticamente.
Durante a condução normal
O motor a gasolina é utilizado predominantemente. O motor elétrico (motor de tração) carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), se necessário.
Em acelerações fortes
Quando o pedal do acelerador é fortemente pressionado, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) adiciona força ao motor a gasolina, através do motor elétrico (motor de tração).
Quando trava (travagem regenerativa)
As rodas acionam o motor elétrico como um gerador de energia e a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) é carregada.
Travagem regenerativa
Nas seguintes situações, a energia cinética é convertida em energia elétrica e a força de desaceleração pode ser obtida em conjunto com a recarga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração).
Indicador EV
O indicador EV acende quando o veículo está a ser conduzido usando apenas o motor elétrico (motor de tração) ou o motor a gasolina está parado.
Condições em que o motor a gasolina pode não deixar de funcionar
O motor a gasolina começa e deixa de funcionar automaticamente. Contudo, pode não deixar de funcionar automaticamente, nas seguintes condições:
Carregar a bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
Como o motor a gasolina carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), a bateria não necessita de ser carregada por uma fonte externa. Contudo, se o veículo ficar estacionado por um longo período de tempo a bateria do sistema híbrido descarregar-se-á lentamente. Assim, certifique-se que conduz o veículo pelo menos mensalmente durante cerca de 30 minutos ou 16 km. Se a bateria do sistema híbrido ficar totalmente sem carga e não conseguir colocar o sistema híbrido em funcionamento, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Carregar a bateria de 12 volts
Após a bateria de 12 Volts ter descarregado ou ter sido substituída ou removida
O motor a gasolina poderá não deixar de funcionar mesmo que o veículo esteja a ser conduzido pela bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se isto continuar a acontecer durante alguns dias, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Ruídos e vibrações específicos de um veículo híbrido
Poderá não haver ruídos de motor ou vibrações mesmo quando o veículo está pronto a circular com o indicador "READY" aceso. Por razões de segurança, quando estacionar, aplique o travão de estacionamento e certifique-se que coloca a alavanca de velocidades na posição P.
Os seguintes ruídos ou vibrações poderão ocorrer quando o sistema híbrido está em funcionamento, o que não significa uma avaria:
Manutenção, reparação, reciclagem e alienação do seu veículo
Para manutenção, reparação, reciclagem ou alienação do seu veículo, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. Não se desfaça do seu veículo sozinho.
Características de configuração
As definições (p. ex. ligar/desligar o indicador EV) podem ser alteradas.
Tenha cuidado quando manusear o sistema híbrido, pois contém um sistema de alta voltagem (cerca de 650V no máximo), assim como componentes que se podem tornar extremamente quentes durante o funcionamento do sistema híbrido. Obedeça às etiquetas de aviso coladas no veículo.
A ilustração é um exemplo para explicação e pode diferir do veículo real.
Existe um ventilador de entrada de ar localizado no lado direito do encosto do banco traseiro, que se destina a arrefecer a bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se o ventilador ficar bloqueado, a bateria do sistema híbrido poderá sobreaquecer, levando a uma redução de potência da bateria do sistema híbrido.
Sistema de cancelamento de emergência
O sistema de cancelamento de emergência bloqueia a corrente de alta voltagem e para a bomba de combustível, para minimizar o risco de eletrocussão e perda de combustível quando é detetado um certo nível de impacto pelo sensor de impacto. Se o sistema de cancelamento de emergência ativar, o veículo não pode ser posto em funcionamento. Para voltar a pôr o sistema híbrido em funcionamento, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Uma mensagem é automaticamente apresentada sempre que ocorrer uma avaria no sistema híbrido ou for tentada uma operação incorreta.
Se for apresentada uma mensagem de aviso no mostrador de informações múltiplas, leia a mensagem e siga as instruções.
Se uma luz de aviso acender, uma mensagem de aviso for apresentada ou se a bateria de 12 Volts for desconectada
O sistema híbrido pode não entrar em funcionamento. Neste caso, tente, novamente, pôr o sistema em funcionamento. Se o indicador "READY" não acender, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.
Se ficar sem combustível
Quando o veículo fica sem combustível e não é possível colocar o sistema híbrido em funcionamento, reabasteça o veículo com gasolina suficiente para apagar a luz de aviso de nível baixo de combustível . Se houver apenas uma pequena quantidade de combustível, pode não ser possível colocar o sistema híbrido em funcionamento. (A quantidade mínima de combustível a acrescentar para apagar a luz de aviso de nível baixo de combustível é de cerca de 11,8 L, quando o veículo se encontra numa superfície nivelada. Este valor pode variar caso o veículo esteja num declive. Acrescente mais combustível quando o veículo estiver inclinado.)
Ondas eletromagnéticas
Bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) tem uma vida útil limitada. A vida útil da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) pode mudar de acordo com o estilo e condições de condução.
Declaração de conformidade
Este modelo está em conformidade com as emissões de hidrogénio de acordo com o regulamento ECE100 (Segurança da bateria elétrica do veículo).
AVISO
Precauções com a alta voltagem
O veículo dispõe de sistemas de alta voltagem DC e AC, bem como um sistema de 12 Volts. A alta voltagem DC e AC é muito perigosa e pode causar queimaduras graves e choques elétricos que podem resultar em morte ou ferimentos graves.
A tomada de serviço apenas é utilizada quando o veículo está a ser assistido e está sujeita a alta voltagem.
Cuidados com acidentes rodoviários
Observe as seguintes precauções para reduzir o risco de morte ou ferimentos graves:
Bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
Nunca revenda, ceda ou modifique a bateria do sistema híbrido. Para evitar acidentes, as baterias do sistema híbrido que forem retiradas de veículos em fim de vida devem ser recolhidas através de um concessionário Lexus. Nunca se desfaça sozinho da bateria.
A menos que a bateria seja devidamente recolhida, pode ocorrer o seguinte, resultando em morte ou ferimentos graves:
Ao revender ou ceder o seu veículo, a possibilidade de um acidente é extremamente elevada, porque a pessoa que recebe o veículo pode não estar ciente desses perigos.
Se se desfizer do seu veículo sem ter retirado a bateria do sistema híbrido, existe o perigo de choque elétrico grave se se tocar nas peças de alta voltagem, cabos ou nas suas ligações. Na eventualidade de ter de se desfazer do seu veículo, a bateria do sistema híbrido tem de ser eliminada por um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado. Se a bateria do sistema híbrido não for eliminada convenientemente, pode causar choque elétrico, daí resultando morte ou ferimentos graves.
ATENÇÃO
Ventiladores da bateria do sistema híbrido
Mitsubishi Lancer. Acendedor de cigarros
O acendedor de cigarros só pode ser usado
enquanto a ignição estiver ligada ou na posição
"ACC" (acessório).
1 - E mpurre-o totalmente no soquete.
O acendedor automaticamente retorna para
a sua posição original com um "clic" quando
está pronto para uso.
A pós o uso, insira o acendedor de cigarros
em sua posi& ...
Mitsubishi Lancer. Superaquecimento do motor
Quando o motor estiver superaquecido, a tela
de informação no display multi-informação
será interrompida e a indicação de advertência
da temperatura do líquido de arrefecimento
aparecerá. A tela irá mudar para a indicação
da temperatura do líquido de arrefecimento do
motor e " " irá pisca ...
© 2017 All rights reserved : 0.0386